domingo, 14 de março de 2010

Moda vintage

Vintage é uma termo originalmente aplicado a colheitas de vinhos, como o vinho do Porto, em que as condições de produção contribuem para uma qualidade excepcional. A sua origem ou significado vem de vint relativo à safra de uvas e age de idade. Mas o termo vintage é hoje amplamente utilizado para objetos e coisas que, assim como alguns vinhos, adquiriram uma conotação de nobreza com o passar do tempo. Ou seja, são artigos de interesse para colecionadores. Na moda é utilizado para designar recuperação de estilos dos anos 20, 30, 40, 50 e 60. Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas e oitentistas um certo teor Vintage, mas, por serem relativamente recentes, o termo não é amplamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda Pin-Up é um excelente exemplo de moda Vintage.

Pode até parecer um contra-senso, mas apesar de moda significar mudança, ruptura, ela está sempre com o pé no passado. Os mais renomados estilistas, vez por outra, voltam aos mais longínquos tempos para buscar inspiração e reinventar a moda.

Você não suporta usar a mesma coisa que todo mundo? Odeia padronização? Tem interesse pela cultura das décadas passadas? Gostaria de comprar uma peça de roupa cuja história você achasse interessante? Adoraria ter uma jaqueta de couro igual a que James Dean usou no filme Juventude Transviada de 1955? Acha que ficaria um arraso usando uma legítima calça boca de sino ou uma camisa de estampa psicodélica, no melhor estilo flower power, que dominou os anos 70? Pagaria qualquer preço por um sapatinho estilo boneca confeccionado nos anos 40? Quando você pensa em sensualidade e elegância as imagens que vêm à sua mente são de Marylin Monroe, Rita Hayworth e Audrey Hepburn?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, o seu lugar para fazer compras é um brechó. Os brechós vêm ganhando um espaço cada vez maior, apoiados na condição de serem templos atemporais onde pode-se encontrar peças antigas para compor um visual único e cheio de personalidade. Os primeiros brechós de roupas, ainda no século XIX, não tinham nada de glamourosos. Eles surgiram simplesmente como lojas de roupas de segunda mão, procuradas por aqueles que não tinham dinheiro para pagar por peças novas. Com o passar dos anos, o mundo da moda começou a fazer releituras do passado no lançamento das novas coleções, e começou a surgir a moda Vintage.

A tendência Vintage funcionou como uma permissão do mundo fashion à utilização de coisas antigas, a moda começava a admitir a reciclagem. Desta forma, numa relação contraditória, tornou-se sinal de modernidade vestir-se como no passado. A situação foi evoluindo cada vez mais em favor dos brechós, e hoje em dia eles se multiplicam e atraem cada vez mais adeptos.

0 comentários:

Postar um comentário